quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Inteligência de Marketing

Há dois anos como Gerente de Marketing já recebi pelo menos mil fornecedores de comunicação, assessoria de imprensa, publicitários, designs, vendedores, consultores, empresas de marketing promocional, entre outras que oferecem um serviço de acordo com a necessidade do cliente.

Surpreendeu-me o crescimento e surgimento de empresas que estão desenvolvendo e sincronizando todas as partes da comunicação em uma só palavra, inteligência.

Confesso que como administradora de todas as questões que envolvem promoção, preço, pesquisa, distribuição, comunicação, orçamento, layout, cronogramas e mídias, o assunto interessa e muito.

Na internet é possível encontrar agências que estão envolvidas em direcionar as empresas a investirem no mercado objetivando lucro. Ou seja, pesquisar o que o público precisa ao invés de oferecer o que não está procurando. O diagnóstico de como esta sendo feita a comunicação atual da organização, levantamento de oportunidades e riscos indica melhorias para a estratégia da comunicação interna e externa.

Comunicação e Assessoria devem sim, trabalhar juntas e assim buscar fortalecer marcas, produtos e serviços. Quando estes são trabalhados separadamente, mesmo com a mesma idéia, o ruído certamente será inevitável e a comunicação não terá o mesmo propósito seja ele o lucro ou o consumidor.

O uso da linguagem deve ser pertinente ao do público e nem sempre será possível comunicar sobre um assunto determinado da mesma forma aproveitando o mesmo material.

Posso citar o caso da Coca-Cola que no festival de Parintins/Amazonas em 2009 desenvolveu o produto em lata azul, isso tudo porque neste evento competem o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul).

A apresentação na qual competem duas agremiações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. Os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações, segundo inexmarketing.blogspot.com.

Neste Caso, a Coca-Cola percebeu que a torcida do Boi azul comprava Pepsi e como patrocinador oficial, tomou a decisão de adotar a cor da embalagem azul e ganhar a confiança dos consumidores.

Isso sim é Inteligência de marketing, planejar, pesquisar, sincronizar a comunicação de acordo com o produto e o consumidor resultando em lucro.

Porque será que as melhores empresas de comunicação estão sempre no topo?
Estratégia ou inteligência?
Suponho que as duas.